Dr. Paulo Henrique C. Araújo - Osteopata C.O.

Osteopata C.O.

Fisioterapeuta

CREFITO 29683-F

A sessão

Após explicar as razões que motivaram sua consulta, o paciente se deita sobre a maca de consulta sem a necessidade de se despir na maioria das vezes. Os ritmos vitais são mais fáceis de sentir quando a roupa é leve. O terapeuta é bastante concentrado nas percepções e o paciente se sente confortável.

Na primeira parte do trabalho é realizada uma pesquisa micropalpatória no intuito de encontrar a etiologia (causa) responsável pela desordem observada, ou seja, evidenciar as cicatrizes patogênicas. A segunda parte consiste em procurar o sintoma que provém dessa etiologia. O terapeuta mantém uma mão na causa (na cicatriz) e procura com a outra mão a consequência (o sintoma) percorrendo a linha mediana do corpo e procurando o nível atingido. Uma vez definido o nível, ele procura, com uma palpação transversal deste nível, o tecido afetado que permite encontrar o sintoma e sua localização no corpo, que se manifesta por uma sensação de bloqueio entre o tecido afetado dentro do nível e o órgão atingido. Nesse momento, é possível definir aproximadamente a data na qual o acontecimento se instalou, solicitando-se pela palpação uma resposta do órgão a uma data definida pelo terapeuta. O organismo do paciente reage a essa data e a sensação de bloqueio é percebida de forma mais intensa pelas mãos do terapeuta. Apesar do elemento que explica este fenômeno não ser completamente compreendido, a data do traumatismo é uma informação interessante porque permite ao paciente compreender as causas passadas das dores presentes. Uma vez o terapeuta tendo identificado e localizado a cicatriz, um gesto palpatório específico para aquele tipo de agressão é aplicado dando início aos processos de autocura, quase instantaneamente. É um diálogo direto com a memória tecidual do paciente, efetuado pela palpação, sem outro suporte. O mecanismo de autocorreção é obtido dessa maneira, tanto em adultos, como em bebês ou em animais.

Reações após a consulta

As desordens importantes que não puderam ser sanadas pelo paciente em tempo útil, no momento onde ocorreu a agressão e que estão em relação ao motivo da consulta foram encontradas e despertadas pelo terapeuta e reapresentadas ao orgânismo. Após a consulta, o organismo começa a excluí-las iniciando um mecanismo de eliminação destas memórias. Muitas vezes, o paciente se sentirá cansado durante as primeiras 48 horas. Durante esses dois dias, dores e emoções ligadas às cicatrizes patogênicas liberadas, podem voltar à “superfície”. Os pacientes são aconselhados a se hidratarem bem e a não realizarem esforços inúteis, a fim de facilitar esse período de eliminação.

Indicações

As indicações da microkinesitherapie são muito amplas, tanto para os pacientes com dores e problemas físicos, quanto para os pacientes com conflitos e dores emocionais, os quais em ambos os casos podem ser bastante beneficiados com o tratamento.

A técnica é aplicável em pacientes de quaisquer idades de vida, desde o recémnascido até a pessoa idosa. Como exemplos de indicações podemos citar: alergias; depressões; distúrbios do sono; dores físicas como lombalgias (dores na parte baixa da coluna); cervicalgias (dores na região do pescoço); enxaquecas; cefaléias; fibromialgia; fobias e medos; síndrome do pânico; traumas emocionais (morte, rejeição, injustiça); hérnias discais; dor ciática; refluxo gastroesofágico; constipação intestinal; diabetes; problemas de tireóide; endometriose; doenças auto-imunes (artrite reumatóide, espondilite anquilosante, etc.) dentre outros.

Reações

O corpo possivelmente irá eliminar os agentes agressores ou os bloqueios que geraram as disfunções, desta forma poderão surgir reações físicas e/ou emocionais, que devem desaparecer em dias ou semanas.
Para que isto seja minimizado, sugere-se uma maior ingestão de água neste período de reações

Tratamento

As sessões são realizadas com intervalo de um, dois ou até três meses entre elas, pois o corpo necessita de intervalos longos para fazer o seu trabalho de eliminação, o tempo necessário de intervalo até a próxima sessão é sempre determinado no final de cada atendimento. Os resultados benéficos devem surgir entre as duas ou as três primeiras sessões.

Fale Conosco (62) 3941-4382
Rede Social twitterfacebook
Cadastre seu e-mail e receba informativo.
Sextenssência - Rua 13 Setor MaristaRua 13, N°1436, St. Marista Goiânia ( Próximo à T-9 )

Copyright © Microfisioterapia 2012. Todos os direitos Reservados.

Desenvolvido PelaDesenvolvimento de Sites Goiânia