Dr. Paulo Henrique C. Araújo - Osteopata C.O.

Osteopata C.O.

Fisioterapeuta

CREFITO 29683-F

Fale Conosco
(62) 3941-4382

Princípios da Microfisioterapia

 

Existem quatro grandes princípios básicos:

Auto-Cura

Todo ser vivo é capaz de fazer algo para si mesmo usando sua capacidade de autocorreção. Esta capacidade é considerada a base da cicatrização da imunologia (autopoiese). O sistema imunológico permite ao corpo reconhecer seu agressor (antígeno) e se defender (anticorpos), quando a agressão é muito forte ou quando chega de surpresa e o corpo não conhece o agente agressor, esta capacidade de autorreparação não se manifesta e os sintomas da doença se instalam.

Cicatriz Patológica

A microkinesitherapie define a cicatriz patológica como uma perturbação do ritmo vital do organismo, um rastro da agressão que o paciente sofreu e que o organismo não conseguiu eliminar e que pode ser percebida através da palpação do terapeuta sobre a pele do paciente. A cicatriz patológica desequilibra as células e os tecidos orgânicos, atrapalha suas funções e muito comumente gera sintomas. O tecido orgânico onde a cicatriz está instalada perde vitalidade, se torna mais endurecimento e resistente à palpação. Esta cicatriz patogênica pode assemelhar-se ao que os físicos dizem ser “memória tecidual”. Descobertas recentes apóiam a teoria de que as lembranças são armazenadas no corpo todo e não somente no cérebro. Todos os tecidos orgânicos são submetidos e reagem aos eventos que acontecem durante nossa existência e guardam estas memórias.

A Correção Homeopática

Existe uma grande lei na imunologia, e é enunciada da seguinte maneira: para que um organismo possa iniciar seu mecanismo de defesa através dos anticorpos, será necessário que o organismo reconheça o agressor, o antígeno. Esta lei é seguida pela microkinesitherapie. O terapeuta irá encontrar a cicatriz patológica, quer dizer o rastro ou a marca, a memória deixada pelo antígeno que penetrou no corpo afim de utilizá-la para reinformar os sistemas de defesa.

Samuel HAHNEMANN enunciou dois princípios fundadores da homeopatia denominados: lei da “semelhança” e do “infinitesimal”. Estas duas leis foram retomadas e utilizadas pela microkinesitherapie, da seguinte forma: a lei de cura pelo semelhante significa a reprodução da agressão sobre a cicatriz patológica e a do infinitesimal significa utilizar uma quantidade ínfima de estimulo palpatório.

O gesto de correção efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (cicatriz patológica) será o menor possível, infinitesimal e em micro escala (palpação mínima). Estimulando a cicatriz patogênica de maneira suave e lenta, o terapeuta fornece ao organismo a possibilidade de reconhecer o agressor e desencadear a autocorreção. Desta forma, reinformamos o corpo sobre o seu passado para que ele possa reagir hoje sobre um evento ocorrido em outra época. É oferecida ao paciente uma nova chance de fazer ele mesmo o trabalho inacabado e de uma maneira suficientemente suave para não criar um despertar da cicatriz, mas unicamente para lembrar o organismo da presença de um agressor.

Micropalpação

Micropalpação é um gesto manual utilizado pelo terapeuta para trabalhar sobre o corpo do paciente, tanto para o diagnóstico funcional, localizando a cicatriz patológica, como para saber quais foram às conseqüências desta agressão (os sintomas). Através da micropalpação é possível perceber o ritmo vital especifico de cada tecido. Se o organismo apresentar uma resistência para um gesto num local específico, significa que os ritmos vitais estão alterados neste local por um evento que atrapalha as funções do organismo, que não foi excluído pelo corpo e que, por isso, deve ser tratado. Se o organismo não apresentar nenhuma restrição, nenhuma resistência a palpação efetuada, significa que a zona testada está livre e não contém nenhuma marca ou registro, nenhuma memória de eventos perturbadores e então, neste caso, não necessita de tratamento.

Fale Conosco (62) 3941-4382
Rede Social twitterfacebook
Cadastre seu e-mail e receba informativo.
Sextenssência - Rua 13 Setor MaristaRua 13, N°1436, St. Marista Goiânia ( Próximo à T-9 )

Copyright © Microfisioterapia 2012. Todos os direitos Reservados.

Desenvolvido PelaDesenvolvimento de Sites Goiânia